Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Syagrus mendanhensis Glassman CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 02-05-2012

Criterio: B1ab(iii,v)

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Syagrus mendanhensis apresenta uma distribuição geográfica extremamente restrita, tendo uma EOO de apenas 36,15 km². Devido à sua ocorrência pontual, considera-se que a espécie esteja submetida a apenas uma situação de ameaça. É possível suspeitar que, devido a fatores como a agropecuária, a expansão urbana e a mineração, que são ameças comumente verificadas no Cerrado e na Cadeia do Espinhaço, o habitat de S. mendanhensis venha declinando em extensão e qualidade, assim como o número de indivíduos maduros da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Syagrus mendanhensis Glassman;

Família: Arecaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita na obra Fieldiana, Bot. 31: 298. 1968. Conhecida popularmente como "palmeirinha-da-serra" (Lorenzi et al., 2010).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no Cerrado, exclusivamente no Estado de Minas Gerais (Leitman et al., 2012). Segundo Lorenzi et al. (2010) a espécie é endêmica de Minas Gerais, na região da Cadeia do Espinhaço, principalmente próximo a cidade de Medanha.

Ecologia

Palmeira com pouco mais de 1 m de altura, de caule solitário, raramente cespitoso, curto ou subterrâneo. Frutifica na primavera, sendo que seus frutos são rapidamente consumidos por roedores, o que dificulta a obtenção de sementes. A germinação é baixa e demora entre três e quatro meses (Lorenzi et al., 2010)

Ameaças

9.9 Restricted range
Detalhes ​A espécie possui endemismo restrito. Aparentemente a espécie ocorre apenas nos cerrados próximos ao município de Mendanha, MG (Biodiversitas, 2005)

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Deficiente de dados" (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Usos

Referências

- LEITMAN, P.; HENDERSON, A.; NOBLICK, L. ET AL. Arecaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/>. Acesso em: 13 março 2012.

- LORENZI, H.; NOBLICK, L.; KAHN, F. ET AL. Flora Brasileira - Arecaceae (Palmeiras). Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2010. 384 p.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Syagrus mendanhensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Syagrus mendanhensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 02/05/2012 - 17:56:31